MICRodados

PNAD - Pesquisa nacional por amostra de domicílios

Obtém informações anuais sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, e características dos domicílios, e, com periodicidade variável, informações sobre migração, fecundidade, nupcialidade, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios. Temas específicos abrangendo aspectos demográficos, sociais e econômicos também são investigados.

Censo

O Censo 2010 compreendeu um levantamento minucioso de todos os domicílios do país. Nos meses de coleta de dados e supervisão, 191 mil recenseadores visitaram 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos.

POF - Pesquisa dos orçamentos familiares

Com o lançamento desta publicação, o IBGE dá início à divulgação dos resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008-2009, cuja realização, apenas seis anos após a edição anterior do levantamento, é fruto de parceria com o Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Assistência Técnica de Desenvolvimento Humano - HD TAL (Human Development Technical Assistance Loan), e de convênio com o Ministério da Saúde. Fundamentais para a redução do intervalo de tempo entre duas realizações de uma investigação de abrangência nacional desta natureza, os recursos e o apoio técnico disponibilizados propiciaram a obtenção de insumos material e técnico empregados nesta edição da pesquisa como também a elaboração de estudos e testes com vistas ao seu aprimoramento e à implantação futura de POFs contínuas.

Os resultados ora divulgados referem-se às despesas efetuadas, aos rendimentos e variação patrimonial das famílias - aspectos básicos para a análise dos orçamentos domésticos - e a alguns fatores relacionados à avaliação subjetiva das condições de vida, que são comentados e apresentados em diferentes detalhamentos geográficos, contendo, para algumas abordagens, comparação com pesquisas anteriores. As informações divulgadas para Brasil contemplam as situações urbana e rural. Para as Grandes Regiões e Unidades da Federação, os resultados são divulgados em nível de total.

Para utilizar esses microdados no STATA, acesse a página do DataZoom (PUC-Rio)

EXTRAINDO OS MICRODADOS DA POF 2008-2009 COM O R

PASSO 1: Clique no botão "Baixar" e depois clique em "Dados", o download irá iniciar automaticamente. Faça a descompactação do arquivo. Cada arquivo corresponde a um questionário, são 16 no total. Deixe todos eles na mesma pasta.

PASSO 2: Abra o R e digite o comando: setwd ("C:/ Inserir aqui o diretório da pasta que contém os arquivos extraídos anteriormente"). Este comando diz ao R onde ele precisa ir buscar as informações dos documentos em .txt.

DICA: Para encontrar o diretório, clique com o botão direito na pasta que extraiu os arquivos, e vá em propriedades. Copie o diretório "C:/User/Nome/...". Vá até setwd ("cole aqui"). E mande executar.

PASSO 3: Baixe o algoritmo. Basta colar o código no R e mandar executar. O processo pode demorar um pouco, já que é um grande número de informações para o computador processar.

PASSO 4: Caso queira utilizar os dados no Stata, basta salvá-los no formato ".dta", com o seguinte comando:

require(foreign)

write.dta(pof2008_1, "data_1.dta")

Esse comando irá gerar o arquivo ".dta" para o primeiro arquivo, dos 16 existentes. Repita o procedimento trocando os nomes "pof2008_1" por "pof2008_2". E também troque o nome do arquivo que será salvo em ".dta" (data_1.dta, por data_2.dta, e assim por diante).

DICA: Faça o download dos documentos auxiliares. Utilize o documento: Descrição dos Registros POF 2008-2009. Nele é possível obter as descrições das variáveis.